21 Jun
21Jun

No final de semana do dia 17 e 18 de julho de 2023, o Quintal Ararama recebeu a visita das adolescentes atendidas pelo Projeto Iluminando Vidas da Associação Comunitária Monte Azul.

O Projeto atende várias demandas oriundas dessa fase tão complexa na vida dos jovens que é a adolescência. São daí os principais objetivos do projeto, como a educação sexual, prevenção à gravidez precoce, empoderamento feminino, bem estar físico e mental, uso de álcool e outras drogas, entre outros.

A partir da ponte já feita entre o Projeto e as comunidades periféricas da zona sul de São Paulo, surgiu a parceria com o Quintal Ararama em Amparo. A intenção dessa parceria era simples - mostrar como o mundo pode ser bom e belo, para adolescentes gestantes que vivem em situação de vulnerabilidade social e que muitas vezes o afeto e cuidado lhes é negado.

O Quintal Ararama, por sua vez, sendo um espaço que une o Cuidado com o Início da Vida, a Pedagogia Wadorf e a vida em conexão com a natureza a partir da Pedagogia do Fazer com Sentido, recebeu as adolescentes e as profissionais do Projeto Iluminando Vidas em uma visita de dois dias.

A Imersão de Maravilhamento, guiada por Jéssica Scipioni, conduziu as participantes à conexão com os elementos da natureza. Ar, por meio de caminhadas e exercícios de respiração com consciência. Terra, ao plantar mudas de alecrim que cada uma levou para casa como lembrança. Fogo, ao sentar à fogueira e sentir o calor e o poder desse elemento. E por último, Água, ao sentir sua potência, escutando o som do rio que formava uma linda cachoeira.

Tudo isso foi permeado por atividades de roda, dança, canto, pintura das barrigas e chá de bênçãos, além de comidas caseiras preparadas com alimentos orgânicos da região.

Em uma fase em o que corpo se adapta para gestar um bebê, é normal sentir desconfortos ou dores. Foi pensando nisso, além de levar em conta a carência de cuidados que essas adolescentes passam por conta do seu contexto social, que elas também tiveram a oportunidade de receber os cuidados terapêuticos da osteopatia. Durante os dois dias de Imersão, a osteopata Bruna Heer pôde oferecer atendimentos individuais e atender às demandas específicas do seus corpos - além, é claro, de seus bebês. Em um ambiente acolhedor e íntimo, elas puderam simplesmente fechar os olhos e relaxar, se conectando ainda mais consigo mesmas.

Outra atividade que as adolescentes se encantaram foi a sessão de fotos individual feita pela fotógrafa Flávia Altenfelder. Em um registro único desse momento tão especial na vida dessas gestantes, elas tiveram a oportunidade de, cercadas de tanta beleza natural, sentirem-se e enxergarem, com tanto afeto, a sua beleza interior. Viram-se radiantes, conectadas, e cercadas de amor.

A Imersão de Maravilhamento foi, sem dúvidas, uma experiência inesquecível. Para algumas, era a primeira vez que saíam de São Paulo. Para outras, gestando seu segundo filho, puderam receber cuidados como nunca antes.

Momentos de celebração, de cuidado, de afeto e de presença. Momentos únicos que nunca serão esquecidos - nem por elas, nem por quem trabalhou para fazer dessa vivência um abraço carinhoso em meio a tanta beleza e natureza.

Gratidão a todos os doadores da campanha de financiamento coletivo - sem vocês nada disso seria possível! Gratidão às profissionais do Projeto Iluminando Vidas por fazerem um trabalho impecável e cuidarem dessas jovens gestantes! Gratidão a Jéssica e Bernardo, do Quintal Ararama, por plantarem essa semente e terem tanta motivação em tornar o mundo melhor. Que venham mais encontros como esse!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.